HOMENAGEM

Em sessão especial, 121 mulheres são reconhecidas com Moções na AL

A solenidade foi requerida pelo presidente da Assembleia Legislativa, Eduardo Botelho (PSB), e a deputada Janaína Riva (PMDB)

Empresária, vereadora, prefeita, promotora de Justiça, lideranças comunitárias. Mulheres que fazem a diferença em Mato Grosso, no total de 121, foram homenageadas com Moções de Aplauso na noite desta quinta-feira (9) durante uma sessão especial no Plenário das Deliberações Renê Barbour da Assembleia Legislativa.

Requerida pelo presidente da Assembleia Legislativa, Eduardo Botelho (PSB), e a deputada Janaína Riva (PMDB), a solenidade foi realizada pelo Dia Internacional da Mulher, comemorado no dia 8 de março.

Na oportunidade, Botelho destacou alguns dos projetos de sua autoria que beneficia diretamente as mulheres, como a feira da mulher rural, programa de qualificação técnica, parto humanizado, cursos de cuidados básicos para gestantes, entre outros.

“Avançou muito, mas ainda falta respeito, igualdade, políticas públicas e educação. Para mim, é uma honra legislar para todas vocês que têm desempenhado um trabalho forte e representativo e nos lembra que lugar de mulher é onde ela quiser estar”, declarou Botelho.

Ainda conforme o presidente, as moções entregues estão pautadas pela expressão dos trabalhos das homenageadas e que a Assembleia Legislativa está aberta para apoiá-las, bem como a Sala da Mulher.

“Para mim, é um privilégio fazer aniversário no dia das mulheres e esta homenagem que eu e a Janaina ofertamos é singela, mas não deixa de ser simbólica. Mais do que Moção de Aplauso, este é um reconhecimento para mulheres que fazem do mundo um lugar melhor”, enfatizou Botelho.

A deputada Janaina Riva pontuou sobre algumas dificuldades enfrentadas pelas mulheres, principalmente no que diz ao machismo. “Ser a única deputada é orgulho, mas também motivo de tristeza. Gostaria que tivéssemos outras deputadas neste Parlamento.  É claro que precisamos reconhecer todos os avanços e lembrar que não chegamos aonde queremos estar e ainda vamosenfrentar muitas discussões”, afirmou a deputada.

A prefeita de Várzea Grande, Lucimar Campos (DEM) discursou em nome das homenageadas e destacou que devido às desigualdades de gêneros é preciso a busca por justiça social com a participação de todos, indistintamente.

“As mulheres ocupam cargos em todos os lugares e jamais deixaremos de ser sensível a maior dádiva divina, que é a de trazer a vida.  Continuamos cuidando dos próximos, somos líderes com brilho e de uma vida ilibada na consolidação do processo da mulher brasileira”, destacou Lucimar.

A superintendente de Políticas Públicas para as Mulheres de Mato Grosso, Isabel Silveira, falou sobre o empoderamento que se dá em três níveis tanto para a mulher quanto para o homem. No primeiro, está o fato de reconhecer há uma desigualdade e a partir dessa indignação se unir a outros, fazer parte de um partido político ou associação. Este é segundo nível.

“O terceiro é o de ir assumir cargos de lideranças, políticos. E nesse momento, enquanto o homem assume e vai se preparando ao longo dos anos, a mulher se questiona se está preparada para assumir aquele cargo. E as homenageadas de hoje entenderam que pode assumir, ser um diferencial e influenciar outras mulheres”, afirmou a superintendente. .

Estiveram presentes na solenidade o conselheiro substituto do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Luiz Henrique de Lima; secretária municipal de assistência social de Cuiabá, Singlair de Musis; secretária-adjunta de Articulação Regional, Juliana Formiga representando o secretário de  Desenvolvimento Regional Antônio Carlos.

Além da defensora pública do Núcleo de Defesa da Mulher, Rosana Leite; as vereadoras de Várzea Grande e de Santo Antônio do Leverger, Gisa Barros (PSB) e Gisela Paim (PTB); e Helena Simões, primeira-dama de Tangará da Serra e representante da Associação para Desenvolvimento Social dos Municípios (APDM).

Fotos:
Mauricio Barbant/ALMT (Galeria)
JLSiqueira/ALMT (Capa)

Acessar album completo no Flickr