DISCUSSÃO AMPLIADA
Assembleia Itinerante: autoridades se unem para ajudar municípios
Reunião foi realizada no Cinema Municipal de Rosário Oeste e contou também com representantes de Acorizal, Nobres e Jangada
A concentração de esforços deverá resultar em emendas para Rosário Oeste e região. Esse foi um dos encaminhamos durante a reunião ampliada realizada na 11ª Assembleia Itinerante, nesta sexta-feira (27.10), no Cinema Municipal de Rosário Oeste. Na oportunidade, os deputados receberam reivindicações de lideranças locais e asseguraram empenho à consolidação das prioridades. O turismo foi citado como alternativa viável à redenção econômica na região.
As lideranças agradeceram o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Eduardo Botelho (PSB), pela destinação de emendas para a instalação de ar condicionado nas escolas e outra para a aquisição de um veículo para o transporte de pacientes portadores de necessidades especial. Botelho também esclareceu sobre a difícil situação financeira de Mato Grosso e a importância da aprovação do Projeto de Emenda Constitucional – PEC do Teto dos Gastos Públicos, que dará fôlego ao governo com a renegociação da dívida do estado com a União.
Com as presenças de prefeitos, vereadores, do deputado Ondanir Bortolini e do suplente de deputado Meraldo Sá, muitas reivindicações foram protocoladas. Para a Educação foi solicitada a reforma geral da Escola Estadual Elizabet Evangelista, que atende 650 alunos. Além disso, as lideranças solicitaram empenho à construção de quadra poliesportiva; regularização fundiária no bairro Nossa Senhora de Aparecida e nos cinco assentamentos de Rosário Oeste. “Estamos felizes em receber a Assembleia Itinerante aqui e aproveitamos para entregar aos deputados nossas reivindicações para que nos ajudem junto ao governo do estado à viabilizar esses pedidos”, disse o prefeito João Balbino (PR).
Vereador pelo 5º mandato, o presidente da Câmara Municipal de Rosário Oeste, Benvindo Pereira (PSDB), destacou a atenção da ALMT à região e reforçou o intermédio em relação à falta de respostas dos pedidos encaminhados ao Poder Executivo. “É a primeira vez que recebemos um evento tão importante como a Assembleia Itinerante aqui em Rosário Oeste. Tivemos o dia todo diversos serviços de cidadania e oportunidade para solicitarmos melhorias à qualidade de vida da nossa população”, afirmou.
Os deputados também deverão continuar a luta sobre o pagamento de repasses de recursos do governo aos municípios. O prefeito de Nobres, Leocir Hanel, reforçou essa questão. “Peço que nos ajudem para que possamos continuar atendendo a população com dignidade, e possamos fechar as contas deste ano. Quero ter oportunidade de fazer uma gestão de responsabilidade, mas preciso dos repasses para isso”, questionou Hanel.
“Já tivemos mais uma reunião nesta semana com governo e prefeitos sobre o atraso nos repasses, mas o problema é a falta de recursos”, disse Botelho, ao destacar que há esperanças de o governo receber repasses do Fundo de Exportação – FEX, além da aprovação da PEC do Teto dos Gastos.
Da mesma forma, o prefeito de Jangada, Edérzio Mendes, conhecido como Garrincha, lamentou a crise financeira que afeta as cidades mato-grossenses e destacou a importância do controle na gestão. “É preciso ter os pés no chão para conseguir superar a crise. Mesmo diante as dificuldades vamos conseguir pagar os salários graças a uma gestão transparente”.
Dona Gumercinda Martins de Araújo, aposentada e líder comunitária, do Raizama em Rosário Oeste, recebeu atendimento com ortopedista e ficou satisfeita. “Fui muito bem atendida e com rapidez. Agora posso seguir as recomendações do doutor para melhorar a dor no joelho”.
Botelho garantiu a reforma da Escola Elizabet Evangelista através de parceria com demais deputados. Também assegurou outras reivindicações como a construção de calçadas para pedestre sobre a ponte do rio Cuiabá; regularização fundiária; georreferenciamento para melhorar os assentamentos; trator para agricultura familiar; fomentar o turismo urbano e rural, gerando emprego e renda para a região.
“Foi um dia intenso de trabalho aqui em Rosário Oeste. Agora, vamos em busca de soluções. É com essa finalidade que criamos a Assembleia itinerante. Para discutir junto com a população as reivindicações locais e regionais. Assim, vamos debatendo o nosso futuro, pois através do diálogo faremos um mundo melhor!”, afirmou Botelho.
“Mais uma edição concluída com chave de ouro. Expectativas superadas e muitos moradores felizes por obter os serviços que oferecemos através da Assembleia Itinerante”, afirmou o coordenador da ação, Amarildo Monteiro.