SOCIAL
Botelho assegura recursos para instalação da coordenadoria de Polícia Comunitária no Cristo Rei
Atualmente equipe ocupa uma sala na Academia de Polícia Civil. Projetos sociais favorecem a população com trabalho preventivo, inclusive, de combate à violência doméstica
Liderada pelo presidente da Federação dos Conselhos Comunitários de Segurança Pública do Estado de Mato Grosso – Feconseg/MT, Danilo Corrêa de Moraes, membros da entidade visitaram o primeiro-secretário da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa, deputado Eduardo Botelho (DEM), nesta terça-feira (01.06), para solicitar recursos à instalação da coordenadoria de Polícia Comunitária, da Polícia Judiciária Civil, na antiga sede da Delegacia da Mulher, no bairro Cristo Rei, em Várzea Grande. Atualmente, funciona numa sala da Academia de Polícia Civil – Acadepol, no bairro Osmar Cabral.
Amparados pela Lei 10.931/19, que reconhece o relevante interesse coletivo e a importância social das obras dos Conselhos Comunitários de Segurança Pública – CONSEGs e da Federação dos Conselhos Comunitários de Segurança Pública do Estado de Mato Grosso – FECONSEG/MT, desenvolvem diversos projetos sociais preventivos e precisam de um espaço mais amplo.
“Os Consegs fazem grande trabalho fortalecendo a Polícia Militar, a Polícia Civil, a Politec, o Corpo de Bombeiros, em todos os municípios. Queremos o apoio da Assembleia Legislativa para conseguir que a coordenadoria de Polícia Comunitária da Polícia Judiciária Civil seja instalada numa unidade do estado, onde era a Delegacia da Mulher, na região do Cristo Rei, onde há 55 bairros e 101 mil habitantes. Atualmente, onde funciona o espaço é pequeno e não tem como atender a sociedade. Na nova instalação será possível ter salas adequadas para os quatro projetos de ações preventivas. Com R$ 150 mil conseguimos deixar o prédio em pleno funcionamento para atender os 141 municípios”, declarou Moraes.
Botelho reafirmou o compromisso de viabilizar os recursos, diante à importância do trabalho preventivo junto às famílias, que pode ajudar, inclusive, a reduzir o número de detentos.
“Parabéns pelo trabalho preventivo e inteligente nessa relação com a comunidade. Acredito no Conseg, pois não tem como fazer segurança pública sem a comunidade. A prevenção dá o melhor resultado. Vamos trabalhar com a prevenção, com as famílias, com as igrejas, para conseguir reduzir pessoas nos presídios. Podem contar comigo nessa melhoria do prédio para colocarmos logo em prática. Contem a Assembleia Legislativa!”, assegurou Botelho.
Durante o encontro, mascote oficial do programa De Cara Limpa Contra as Drogas, o Bom Dog também esteve presente. O investigador de Polícia Judiciária Civil, Ademar Torres de Almeida disse que o prédio precisa de reforma para abrigar os projetos sociais: De Cara Limpa Contra as Drogas – objetiva prevenir o uso e combater o tráfico de drogas; De Bem Com a Vida – controle ao consumo e venda irregular de bebidas alcoólicas a menores de 18 anos; Rede Digital Pela Paz – prevenção à violência e criminalidade no ambiente escolar, por meio de um site interativo na internet; Arte e Cultura em Ação – revela talentos dentro da Polícia Civil e o Papo de Homem para Homem – palestras voltadas ao público masculino de combate à violência doméstica.