VALE DO ARAGUAIA

Botelho visita Torixoréu e debate investimentos em estradas, poços artesianos e energia

Parlamentar vai recorrer à Energisa, Intermat e Metamat para atender as reivindicações das comunidades

Moradores do assentamento Capim Branco, de Torixoréu, cidade distante a quase 600 km de Cuiabá, no Vale Araguaia, pediram o intermédio do deputado Eduardo Botelho (União Brasil), presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, para viabilizar investimentos importantes como a perfuração de poços artesianos, energia elétrica, regularização fundiária e estradas.

Botelho esteve na cidade, nesta quinta-feira (28), onde cumpriu extensa agenda, para levantar as demandas prioritárias e buscar solução. Conversou com os moradores, visitou a Fazenda Agro Nova e se reuniu com os assentados e lideranças do município, na AABB. Também vistoriou as obras na rodovia e visitou a família do grande líder Flozino Rocha da Silva, que através da Lei 11.696/22 foi homenageado com a denominação da MT-100 com seu nome, no trecho de Torixoréu a Pontal do Araguaia.

“Estamos aqui em Torixoréu, onde viemos visitar a obra da MT-100, que também criamos a lei para homenagear o líder da região, senhor Flozino, além de debater a regularização fundiária e energia elétrica para as comunidades. É isso que nós deputados temos feito, visitando municípios, trazendo as reivindicações e encaminhando para os órgãos competentes para trazer a solução. Esses assentamentos têm muitos problemas de água e aqui é preciso resolver primeiro o problema da energia porque os poços artesianos precisam de energia. Então, vamos fazer as solicitações e atender os moradores de Torixoréu”, garantiu Botelho.

O suplente de vereador, José Rodrigues Sales se colocou à disposição para formalizar parcerias que ajudem as comunidades. “São famílias que passam dificuldades muito grandes. Por isso, estarei junto para ajudar no que for preciso”, assegurou.

Uma das lideranças de Capim Branco, Rosiel Ribeiro dos Santos, explicou a luta para obter investimentos no assentamento. “Há cinco anos reivindicamos que esse assentamento seja reconhecido como agrovila para levarmos melhorias, como a construção de casas populares, energia, horta comunitária, saneamento básico, trabalhamos muito nessa área que já é produtiva e podemos avançar muito mais”, informou, ao destacar que produzem mudas nativas para reflorestamento e baru.

Flaviano Siqueira Campos, mora há quatro anos e destacou a importância da atenção recebida. “Precisamos de ajuda em nosso assentamento, do jeito que está lá fazemos o que podemos. Mas, acredito que com ajuda do deputado vamos regularizar a questão da documentação, da água e estradas. Gosto muito de lá e agradeço a oportunidade”.

Outro morador é o senhor Josane Gomes Ribeiro que reforçou as reivindicações. “Precisamos arrumar as estradas, de água porque a maioria não tem água, se fizer um poço artesiano para nós vai ajudar muito. Também conseguir documentação para que tenhamos energia elétrica. Por isso, foi muito bom receber o deputado e acredito que vai dar certo”.

Botelho trabalha por Torixoréu. Muitas ações já foram aprovadas:

Implantação de um CAPS – Centro de Apoio Psicossocial no município de Torixoréu; recursos financeiros para investimento na Agricultura Familiar; construção de uma Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher na região; construção e equipagem de uma Unidade de Pronto Atendimento – UPA 24 HORAS; construção de hospital veterinário público para atendimento dos animais domésticos da região; implantação de um Centro de Convivência da Melhor Idade; patrulha rural; regularização fundiária das comunidades e a construção de um ginásio poliesportivo coberto, moderno e equipado.

Deixe um comentário