CAMPANHA 44650
Movimento feminino declara apoio a Botelho no Jardim Eldorado
Campanha 44650 segue a todo vapor e por onde passa leva propostas viabilizadas pelo deputado, inclusive, políticas públicas em defesa da mulher
A caravana azul 44650 concluiu mais uma noite de trabalho com sucesso e recorde de público. A noite desta segunda-feira (05) foi marcada pela grande reunião organizada pelo movimento feminino, no Condomínio Planalto 1, no Jardim Eldorado, onde o deputado estadual Eduardo Botelho (União Brasil) foi ovacionado pelas mulheres que declararam apoio à sua reeleição, no encontro organizado pelas lideranças Adriane Caroline Lourenço, Daniela Paula Oliveira e Bianca Mariele.
“Votar em quem nos respeita e nos valoriza é muito importante”, disse Daniella Paula, ao citar algumas leis de Botelho voltadas às mulheres. (veja relação abaixo).
Acompanhado da esposa Sônia Meira, Botelho agradeceu o carinho e a confiança, bem como destacou a importância da participação feminina na política, que ainda tem pouca representatividade, atualmente há apenas uma mulher deputada estadual em Mato Grosso.
“Temos pouquíssimas mulheres na política, na Assembleia Legislativa temos apenas uma. Tem que participar mais. O que estão fazendo aqui é um ato de cidadania, muito obrigado pelo carinho”, afirmou Botelho.
Ressaltou sobre o trabalho que desenvolve para que a mulher tenha condições de conquistar a independência financeira, ação fundamental para que, em caso de violência doméstica, possa se libertar do agressor e seguir firme cuidando de si e dos filhos. Alertou que a violência doméstica coloca o Brasil no topo do ranking do feminicídio.
“É um desafio que temos que lutar todos juntos porque é um número machista. Por isso, trabalhei para a Delegacia da Mulher funcionar 24 horas e pelo disque denúncia. Temos que mudar também essa realidade educando os filhos para crescerem conscientes sobre a importância de respeitar a mulher”, afirmou Botelho, ao citar o trabalho pela redução das desigualdades regionais e do déficit habitacional, é autor do projeto que vai garantir a construção de casas populares em Mato Grosso.
A caravana Botelho seguiu para outra reunião dos amigos do Odiney Carvalho, no Hotel Fazenda Mato Grosso, também em Cuiabá. Na sequência foi recebido pelos moradores do Jardim Glória, em Várzea Grande, num encontro democrático organizado pela dona da casa, a apoiadora Keila Barros e sua família, que contou com as presenças do locutor Hoton Silva e cururueiros da cidade industrial.
Ações Botelho em defesa da mulher
Lei ordinária – 10902/2019 – dispõe sobre a instituição do programa feira da mulher do campo e dá outras providências.
Lei ordinária – 10676/2018 – torna obrigatório que todos os hospitais e maternidades de Mato Grosso, públicos e privados, tenham sala adequada para a realização de parto natural ou humanizado.
Lei n° 10.970/2019 – institui a implantação de cursos à mulher gestante sobre cuidados e atendimentos emergenciais a crianças de zero a seis anos da rede hospitalar pública.
Lei ordinária – 10580/2017 – institui a política estadual de qualificação técnica e profissional às mulheres vítimas de violência doméstica e familiar.
EM TRAMITAÇÃO
Projeto de lei n° 78/2021 – determina a contratação de mulheres vítimas de violência doméstica e familiar em empresas que recebam incentivos fiscais.
Projeto de lei n° 702/2020 – cria o fundo estadual para enfrentamento à violência contra as mulheres em mato grosso.
Projeto de lei n° 873/2020 – cria o Programa de Enfrentamento à Violência contra a Mulher desde a Primeira Infância.