SOCIAL

Botelho destaca a luta em defesa da pessoa com deficiência

Dia Nacional da Pessoa com Deficiência Física foi instituído pela Lei Nº 2.795, promulgada em 15 de abril de 1981

Com ações destinadas ao bem-estar da pessoa com deficiência física, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Eduardo Botelho (União Brasil), destacou o Dia Nacional da Pessoa com Deficiência Física, comemorado hoje (11.10), instituído pela Lei Nº 2.795, promulgada em 15 de abril de 1981 em São Paulo.

Botelho é irmão do ex-deputado estadual Luiz Marinho, cadeirante que teve seus mandatos, de vereador e deputado, pautados na luta por melhorias da pessoa com deficiência. Tanto que fundou a Associação Mato-grossense dos Deficientes Físicos – AMDE e o projeto Buscar, para melhorar as condições de vida dos deficientes.

Trabalho que está sendo continuado por Botelho. Recentemente, destinou emendas para a reforma da sede da AMDE, no bairro CPA 2, em Cuiabá. Também assegurou a perfuração de poços artesianos para atender as 80 famílias do Assentamento Rural Conquista de Pessoas com Deficiência – ARCPD. Criado há 16 anos, o assentamento é dividido em 25 chácaras, próximo a Grande Morada da Serra, de Cuiabá.

Além disso, Botelho busca por ações que promovam a inserção dessas pessoas no mercado de trabalho. À exemplo da oferta vagas de estágio na ALMT para alunos com Síndrome de Down, regularmente matriculados no Ensino Médio e que tenham mais de 17 anos, conforme a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Lei nº 13.146/2015) e assegurar a inserção desses deficientes no mercado de trabalho.

“Hoje é dia nacional da pessoa com deficiência. Data criada para conscientizar a população sobre a importância dessas pessoas, principalmente, no mercado de trabalho, sobre o respeito, sobre a acessibilidade. Temos trabalhado muito para isso. A Assembleia Legislativa está aberta para receber essas pessoas com trabalho, com estágio, fazendo leis que ajudem essas pessoas. Eu particularmente destinei emendas para a reforma da Associação Mato-grossense dos Deficientes, a AMDE. Temos que trabalhar para que estejam juntos conosco no dia a dia, no trabalho, na diversão, no lazer, na nossa vida. Cada um faz a sua parte, dá um carinho especial, para que sejam cada dia amparados pelos seus direitos”, disse Botelho.

DATA – Dia Nacional da Pessoa com Deficiência Física. A data foi instituída pela Lei Nº 2.795, promulgada em 15 de abril de 1981 pelo governo de São Paulo e posteriormente comemorada em todo o território nacional. A finalidade é promover a conscientização da sociedade sobre as ações que devem ser realizadas para garantir a qualidade de vida e a promoção dos direitos das pessoas com deficiência física.