AGRICULTURA FAMILIAR
Por intermédio de Botelho, pequenos produtores rurais recebem reforço
Cinco veículos foram entregues para ajudar no escoamento da produção e assistência técnica
Pequenos produtores rurais de Chapada dos Guimarães, de Nova Mutum, Primavera do Leste, da Associação Comunidade de Pequenos Produtores Rio dos Médicos, do distrito Coxipó do Ouro, e da Central de Abastecimento de Cuiabá, do distrito Industrial, receberam, cada um, veículo Fiat Strada cabine Plus 1.4, nesta segunda-feira (07), da Secretaria Estadual de Agricultura Familiar – SEAF, através de indicações do deputado Eduardo Botelho, presidente da Assembleia Legislativa.
Objetivo é reforçar as condições de trabalho das famílias que integram a Agricultura Familiar, inclusive, no escoamento da produção. Botelho informou sobre as inúmeras ações que estão sendo desenvolvidas para o setor.
“Esse passa pelas entregas de equipamentos, pela entrega de máquinas, pelos poços artesianos, pela regularização fundiária, pela reestruturação da Empaer [Empresa Mato-grossense de Pesquisas, Extensão Rural], pelo projeto que estamos viabilizando com o Banco Mundial de US$ 100 milhões para serem investidos na Agricultura Familiar, outro exclusivo para a regularização fundiária. São várias ações que estamos fazendo para termos uma agricultura familiar viável, que se autossustente”, explicou o deputado.
A vereadora de Chapada dos Guimarães, Fabiana Advogada agradeceu a ajuda. “Hoje é um dia muito importante, pois nosso município está recebendo esse veículo que vai ajudar inúmeras famílias. Então, venho aqui agradecer o deputado Botelho por mais essa conquista. Ele tem trabalhado muito pelo município, sempre atende nossos pedidos. Chapada fica muito feliz com mais essa ajuda. A agricultura familiar é um setor que ele se preocupa e ajuda, já estamos nas articulações para atender as comunidades da zona rural com poços artesianos”, disse Fabiana, que recebeu a chave do veículo acompanhada do procurador Geral do Município, Maurício Magalhães.
“Deputado Botelho muito obrigado, vamos fortalecer a agricultura familiar. O alimento é importante para todos nós”, destacou o prefeito de Chapada dos Guimarães, Osmar Froner.
Também ficou feliz com essa ajuda a presidente da Associação Comunidade de Pequenos Produtores Rio dos Médicos, Antônia Gomes da Silva, que poderá melhorar o atendimento aos 162 associados, na produção e escoamento de mercadorias como ramas de mandioca, farinha, frango, peixe, queijo e leite.
“Esse veículo vai ser uma ajuda muito grande para a nossa produção. Essa ajuda é um presente do nosso deputado Botelho, que abraçou a nossa comunidade. Também está empenhado em regularizar nossas terras e está sempre presente em nossa comunidade. É o nosso representante, com certeza”, agradeceu Antônia.
Administrada pela Associação dos Permissionários do Terminal Atacadista de Cuiabá – APETAC, a Central de Abastecimento de Cuiabá – CAC também recebeu o reforço, que segundo a presidente da CAC, Marilda Fátima Giraldelli, popular Baixinha Giraldelli (PDT), fará toda diferença no trabalho desenvolvido.
“A tão sonhada melhoria chegou, abastecemos todo Mato Grosso e precisamos de condições dignas de trabalho. Esse carro vai que o Botelho nos disponibilizou será muito bem utilizado no trabalho social, na distribuição de frutas e verduras. A gente quer ajudar outros bairros, mas a dificuldade era grande pela falta de um veículo adequado. Por isso, quero agradecer pelo olhar à sociedade”, disse a presidente.
O mesmo sentimento das lideranças de Primavera do Leste, que confirmaram “vai ser importante para a nossa assistência técnica e mostrar que nosso município tem agricultura familiar pujante”.
Bem como da vereadora Beatriz Koeler, a Bia e da Márcia Aparecida Coelho, secretária de Agricultura e Meio Ambiente, de Nova Mutum. “Vai ser muito importante para a agricultura familiar que tem como foco principal o abastecimento de 80% da merenda escolar. O veículo será útil para os técnicos levarem a assistência aos pequenos produtores dos cinco assentamentos do município, na produção de leite, queijarias, agroindústrias de embutidos, de cortes e no desenvolvimento hortifruticultura.