TURISMO RURAL

Botelho recebe comunidade ribeirinha de Leverger

O Bioma Pantanal tem lugares ímpares, daí a necessidade de viabilizar o turismo e fomentar a economia dessas regiões com potencial de turismo rural

Membros da Associação dos Produtores da Agricultura Familiar do Barranco Alto 2 Pocinho, localizado em Santo Antônio de Leverger estiveram reunidos com o deputado Eduardo Botelho, presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso na manhã desta segunda-feira (21.11). O objetivo foi discutir ações que retomem a economia local que hoje passa por dificuldade devido à baixa da pesca. Durante a reunião na Assembleia Legislativa a comissão apresentou um projeto voltado ao turismo rural, naquela localidade.

O presidente da Associação Geminiano José Rodrigues explicou durante o encontro, que, com a diminuição do pescado, os ribeirinhos precisam se reinventar para sobreviver. Para isso, estão investindo na apicultura e na piscicultura. “A comunidade de Barranco Alto 2 recebeu a formação de apicultura e piscicultura, ofertadas pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso [SENAR], e a mesma está qualificada para alavancar um projeto piloto, para a comunidade de Barranco Alto 2 comercializar os produtos. Porém, é necessário recurso financeiro e, para isso, solicitamos apoio do deputado Botelho, recurso que virá por meio de emenda parlamentar para colocar em prática o Projeto da comunidade  Atividades Sustentáveis no Bioma Pantanal”, ressaltou Geminiano.

A tesoureira da Associação, Celi Minas Novas, destacou que o Projeto consiste em cinco atividades sustentáveis para gerar renda aos ribeirinhos.  “Primeira: ação de investimento na apicultura; segunda: investimento na piscicultura; terceira: passeio ecológico de canoas;  quarta: caminhada ecológica e; quinta: festejo de São Benedito. Todas essas atividades são de cunho ecológico com a premissa de promover o turismo rural sustentável e gerar renda aos moradores da comunidade de Barranco Alto 2”, afirmou Celi.

Botelho disse entender a importância do projeto para a comunidade e vai trabalhar para apoiar a causa. “O Bioma Pantanal tem lugares ímpares, vejo a necessidade de viabilizar o turismo e fomentar a economia dessas regiões com potencial de turismo rural ecológico sustentável”, defendeu o parlamentar.