TURISMO SUSTENTÁVEL
Botelho realiza audiência pública e governo anuncia pacote de obras para Vila Bom Jardim
Serão executados os projetos da Praça Bom Jardim, pavimentação, estação de tratamento de água e esgoto, dentre outras melhorias
Localizada a 120 km de Cuiabá, Nobres foi palco de importante debate sobre a Infraestrutura, com foco na urbanização e saneamento básico, durante audiência pública, nesta sexta-feira (16), na quadra de esportes da Escola Municipal Zeferino Dorneles Costa, na Vila Bom Jardim. Numa realização do deputado Eduardo Botelho (União Brasil), autor da Lei 11.079/20 que reconhece o município como a Capital do Ecoturismo Sustentável, um pacote de obras foi anunciado pelo governo, para acelerar o desenvolvimento da cidade, que possui pelo menos 15 atrativos turísticos; 28 pousadas e 1,2 mil leitos para atender os visitantes. Na alta temporada chega a receber três mil turistas a cada fim de semana.
“Essa audiência pública foi uma das que teve mais resultados. Trouxemos aqui o anúncio de obras que serão feitas em toda a infraestrutura: água, saneamento, asfalto, sinalização turística, campo de futebol, praças, jardins. Enfim, são obras de todas as magnitudes que vão ser feitas e hoje anunciamos à população. Então, essa audiência tem grande significado para os moradores e para nós gestores públicos”, destacou Botelho, ao ressaltar as belezas exuberantes do local que reúne cachoeiras, cavernas, sítios arqueológicos, portos pesqueiros, locais de mergulho, passeios, trilhas em serra e locais para banhos, com inúmeras necessidades de melhorias, fatos que culminaram na audiência pública.
Dentre as prioridades mais urgentes, chamou a atenção para: asfalto ligando Bom Jardim a Roda d’Água e da Cerquinha a BR-163, ciclovia de Bom Jardim ao trevo do Manso, paisagismo na vila de Bom Jardim, creche para as famílias dos trabalhadores, portal no Bairro Petrópolis, atualização da sinalização turística, regularização fundiária que já está em andamento para as propriedades turísticas, concessão da Lagoa Azul, regularização do Parque da Lagoa Azul para visitação, poços artesianos, tratamento de água e esgoto para garantir um saneamento adequado, construção de Escola Estadual na Vila de Bom Jardim, dentre outros.
“Na Assembleia Legislativa estamos cumprindo com o nosso papel, que é o de representar o povo, mas também quero convidá-los para estarmos juntos sempre que há assuntos de interesse coletivo, para que o cidadão exerça seu direito de falar, de defender suas ideias e, juntamente com todos nós, tomarmos as melhores decisões”, afirmou Botelho, que também entregou a Comenda Mérito Agropecuário Senador Jonas Pinheiro e Título de Cidadão de Cidadão Mato-grossense a personalidades que ajudam a contribuir com o desenvolvimento da região.
Nos últimos meses, Botelho já destinou R$ 3,3 milhões em investimentos para Nobres. Conforme reconheceu o prefeito da cidade, Leocir Hanel, ao agradecer o impulso dado pelo parlamentar, que é o campeão de emendas na região. “Fico contente em poder contar com o apoio para asfalto, águas pluviais, água tratada e, tenho certeza, que será de grande valia para todos nós esse debate que resultou em novos investimentos”, disse o prefeito, ao destacar que o maior entrave é a falta de água tratada.
Hanel também agradeceu mais uma indicação R$ 4 milhões que Botelho encaminhou à Sinfra. Recursos para a construção de uma ponte lingando os bairros do Centro ao Jardim Aeroporto. Agradeceu a entrega de um ônibus escolar, três ambulâncias, uma van para o transporte de pacientes, pá carregadeira, três patrulhas mecanizadas e poços artesianos. “São muitas emendas, Botelho é o nosso padrinho”, comemorou Hanel.
REIVINDICAÇÕES – O vereador Gérson Carvalho da Costa, o Gersinho, PP, entregou diversos pedidos de melhorias, como de saneamento, iluminação do campo de futebol, creches para Bom Jardim e Coqueiral, construção de dois barracões, além de incentivos para a cavalgada. “Muitas mães não conseguem trabalhar pela falta de uma creche para deixar os seus filhos”.
O vereador Joel Júnior da Silvia, Republicanos, destacou a ação do deputado. “Parabenizamos o deputado pela audiência pública em Bom Jardim, onde a falta de agua é latente e os moradores nos pedem a construção de uma Estação de Tratamento de Água – ETA. Também somos carentes de infraestrutura. A vila não é asfaltada, como a Avenida Vanir Rogério é uma das que merece ser pavimentada, com galerias pluviais, melhorando as condições de todos, inclusive, no recebimento dos turistas, assim como a construção do aterro sanitário e o apoio do deputado é fundamental para um novo Bom Jardim, o imã do nosso município”, destacou o vereador.
Rozalino Ribeiro da Silvia, presidente P.A Bonanza, também questionou a falta de água para as 62 famílias do assentamento, que passam dificuldades para o cultivo de banana, mandioca, hortaliças e outros alimentos. “Precisamos de uma máquina para ajudar nossas famílias da agricultura familiar, além de água tratada. Dependemos muito dessa ajuda”, disse o lavrador.
O secretário adjunto de estado de Turismo, Jeferson Moreno parabenizou o deputado Botelho pelo debate. Disse que o trabalho em conjunto com o governo vai gerar importantes investimentos para a Vila Bom Jardim. “Viemos mostrar à comunidade todos os benefícios que vamos fazer como a regularização fundiária; construção da estação de tratamento de água para melhorar as condições, inclusive, no recebimento de turistas e os projetos já estão sendo elaborados”, garantiu, ao destacar a construção da Praça Bom Jardim.
Ana Rosa de Oliveira Alvarenga, vendedora de passeios e hospedagens, mora em Nova Bom Jardim há cinco anos, tem três filhos e sonha com o asfalto na rua de sua casa e água tratada. “Na época da seca dependemos muito de caminhão pipa e pedimos essa ajuda para os gestores públicos, que melhorem o abastecimento de água e nos contemplem com asfalto”.
Rui Barbosa, que representou o secretário de Infraestrutura, Marcelo Oliveira (Sinfra), garantiu a execução das obras. “Temos um projeto bacana para a cidade com apoio do deputado Botelho. É a construção de uma nova cidade, com ruas pavimentadas, com meio fio, sarjeta, estacionamento e toda infraestrutura necessária para melhorar a cidade, com iluminação pública, estação de tratamento de água e esgoto, drenagem. Então, tudo isso ainda tem que ser finalizado, mas os projetos de arquitetura já estão fechados, logo, logo vamos saber quanto vai dar isso tudo. Achei muito boa a audiência porque trouxe um alento às pessoas não só pela obra, mas pelo conforto que vai trazer ao morador, ao turista, incentivos de investir aqui”, concluiu.