TRANSPRAÊNCIA
Especialistas destacam aprovação de contas de campanha de Botelho por unanimidade
Planejamento, organização financeira, jurídica e contábil, somados à expertise dos profissionais contratados, foram essenciais
O deputado Eduardo Botelho (União Brasil), presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, teve as suas contas de campanha à reeleição aprovadas, por unanimidade, pelo Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso – TRE-MT, em sessão realizada na primeira quinzena de deste mês. Especialistas destacaram que a ação é o resultado do engajamento de equipe, sempre primando pela transparência e atendimento às exigências legais.
Durante a análise das contas, o presidente do TRE/MT, desembargador Carlos Alberto Alves da Rocha, reconheceu o trabalho desenvolvido, que rendeu a aprovação unânime e que sirva de aprendizado para outros candidatos, para que avancem cada vez mais na prestação de contas de campanha. “Com parecer ministerial e tudo é realmente digno de elogio”, disse o desembargador.
“Foi a única prestação de contas, que até o momento, aprovada sem nenhuma ressalva. Todo o trabalho seguiu com rigor às exigências da justiça eleitoral, conforme a Portaria TRE/MT nº 365/2022”, destacou o advogado da campanha Elton Garcia.
Ressaltou que a ação contou também com a experiência da Agência de Publicidade Cláudio Cordeiro, responsável pelo marketing da campanha. Juntos, segundo Garcia, alcançaram um feito inédito em nível estadual, que foi a recuperação dos créditos virtuais de impulsionamento alocados na plataforma do Facebook e não utilizados na campanha.
Elton Garcia chama a atenção sobre o planejamento e a organização financeira, jurídica e contábil, desde o início da campanha, somados à expertise dos profissionais contratados, foram essenciais para alcançar a aprovação das contas.
“A prestação de contas começa muito antes do recebimento da primeira receita ou da realização do primeiro gasto e não se limita a uma simples compilação de dados contábeis no SPCE. Além disso, o rigor exigido pela legislação eleitoral requer profissionais com conhecimentos que extrapolam suas respectivas áreas de atuação, ou seja, o contador precisa ter noções de direito eleitoral, assim como o advogado precisa ter conhecimento técnico-contábil”, afirmou o advogado.
De acordo com o diretor-presidente da Agência Gonçalves Cordeiro, Claudio Cordeiro, o trabalho em conjunto contribuiu para o sucesso da campanha e o papel da agência é fundamental à imagem do candidato, bem como à organização da parte administrativa numa campanha. “A aprovação da prestação de contas comprova o exímio trabalho de todos os envolvidos, nós da agência, do jurídico, da contabilidade. Prezamos sempre em fazer a coisa organizada. Isso facilitou o setor jurídico a analisar e apresentar a prestação de contas de acordo com as normas do Tribunal Superior Eleitoral”, concluiu Cordeiro.