3º MANDATO
Botelho assume seu terceiro mandato e reafirma compromisso com Mato Grosso
Parlamentar também foi eleito presidente da Assembleia Legislativa
O deputado estadual Eduardo Botelho (União Brasil) assumiu o seu terceiro mandato, em cerimônia que superlotou as dependências da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, nesta quarta-feira (01.02). Já em Plenário, com 23 votos foi eleito presidente da ALMT para comandar o legislativo pela 4ª vez.
Durante toda manhã de hoje o parlamento ficou bem movimentado com as duas cerimônias – de posse e de eleição da Mesa Diretora. Já nesta quinta-feira (02), será feita a sessão de instalação da 20ª Legislatura – 01.02.2023 – 31.01.2027.
Eventos conduzidos pelo deputado Sebastião Rezende, que tem mais mandatos, e que contou com as presenças de amigos, familiares e inúmeras autoridades, como o governador e vice-governador de Mato Grosso, Mauro Mendes e Otaviano Pivetta, respectivamente.
Autor de 104 leis ordinárias, Botelho reafirmou o compromisso de trabalhar pelo desenvolvimento de Mato Grosso. Com o sentimento de gratidão, agradeceu a confiança dos demais parlamentares na condução da Casa de Leis.
“Sei da grande responsabilidade e sou grato de coração pela honrosa oportunidade de conduzir, ao lado dos demais integrantes da Mesa Diretora, o Legislativo Mato-grossense por mais um biênio. A minha saudação e o meu muito obrigado, portanto, a todos os pares nesta que é a 20ª Legislatura”, discursou, ao também agradecer os servidores, que não medem esforços para o bom funcionamento da Casa e que considera grandes parceiros no trabalho de modernização e fortalecimento da Assembleia Legislativa.
Ao destacar fatos importantes da história do Legislativo Estadual e citar os filhos ilustres de Nossa Senhora do Livramento, Botelho garantiu intensificar todo o trabalho em desenvolvimento. “Com muita humildade, assumo um novo mandato como presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso e o faço reafirmando a marca da nossa gestão: a independência deste Poder. Independência com responsabilidade e harmonia com os demais poderes. Independência para divergir, mas também para convergir em torno dos interesses maiores deste Estado”.
Ao destacar a harmonia entre os poderes, o governador parabenizou os deputados e agradeceu a união de forças para tornar o serviço público mais eficiente, com o foco no cidadão. “Que possamos trabalhar nesta sintonia, que busca entregar ao povo aquilo que espera do poder público. Quero agradecer a cada deputado que continua conosco nesta legislatura e também aqueles que não continuam. Obrigado pela contribuição junto ao governo de maneira responsável”, disse o governador, ao citar a atuação da ALMT pela aprovação do pacote de medidas fiscais que possibilitaram a retomada do equilíbrio fiscal do estado.
Ação que também foi destacada por Botelho, que além de modernizar a ALMT, cortou gastos, promovendo economia significativa. “E graças a este esforço podemos afirmar que Mato Grosso hoje se encontra mais próspero em meio a tantos problemas vividos por muitos estados coirmãos e até no mundo”.
Botelho concluiu garantindo que vai trabalhar pela redução das desigualdades. “Vamos dialogar com a urgência da geração de inclusão de nossa gente no mundo da prosperidade. Reafirmo que a Democracia é inegociável e pedindo proteção a Deus e ao Nosso Senhor Bom Jesus de Cuiabá para que nos dê discernimento, inteligência, capacidade e coragem para fazer o bem para nossa gente”, concluiu.
A Mesa Diretora da ALMT ficou assim: Eduardo Botelho – presidente, Janaina Riva – 1ª vice-presidente, Wilson Santos – 2º vice-presidente, Max Russi – 1º secretário, Valdir Barranco – 2º secretário, Gilberto Cattani – 3º secretário, Valmir Moreto – 4º secretário.
BOTELHO NA POLÍTICA – Estreou na política em 2013 quando se filiou no Partido Socialista Brasileiro – PSB, sendo eleito deputado estadual com 40.517 votos, em 2014. Com olhar estadista, seu mandato é pautado em defesa dos menos favorecidos, em especial à Agricultura Familiar, direitos da mulher, do servidor público e regularização fundiária. Trabalho que o credenciou a tornar-se presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, no biênio 2017-2019.
Em março de 2018, se filiou no Democratas (DEM), sendo reeleito deputado estadual com 33.788 votos. Mandato em que se elegeu presidente da Casa de Leis em fevereiro de 2019, para o biênio 2019 – 2020.
Em junho de 2020, foi reeleito presidente da ALMT, tomando posse no dia 1º de fevereiro de 2021. Mas, por determinação do Supremo Tribunal Federal – STF, convocou nova eleição para a Mesa Diretora. Sendo assim, em 23 de fevereiro de 2021, foi eleito primeiro-secretário da ALMT, para o biênio 2021-2023. Contudo, por ordem de outra decisão judicial, em fevereiro de 2022, retornou ao cargo de Presidente da Casa de Leis.
Ingressou no União Brasil em 08 de fevereiro de 2022, partido político brasileiro que surgiu da fusão entre o Partido Social Liberal (PSL) e o Democratas (DEM). Em outubro de 2022, Botelho foi reeleito para o seu terceiro mandato de deputado estadual, com 51.998 votos de confiança da população mato-grossense. Em 1º de fevereiro de 2023 foi eleito presidente da ALMT, com 23 votos, para o biênio 2023-2025.