25 DE MAIO

Atuação de Botelho aumenta produção de grãos em Cuiabá

No Dia do Trabalhador Rural, Botelho reforça o compromisso com a lida no campo, do plantio à colheita

Atento às demandas da área rural, este ano Botelho transformou os apelos na Lei Nº 10.516, que institui a Política Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável da Agricultura Familiar, entre outros 10 projetos e mais de 600 indicações que refletem no aumento da produção. “Eu vim da roça e sei da dificuldade para plantar, colher e vender. O objetivo em cada emenda, PL ou indicação é tornar essa lida menos sofrida e mais rentável ao trabalhador rural”, explica o deputado e presidente da ALMT, Eduardo Botelho, que viabilizou maquinários agrícolas aos assentamentos no entorno da Capital.

“Aqui no Monte Sinal batizamos Botelho como pai da agricultura familiar. Porque com ele, é dito e feito”, diz Irene Gonzaga

“Por isso, aqui no Monte Sinai II, ele é chamado de ‘Pai da Agricultura Familiar”, revela dona Irene Gonzaga que há poucos meses viu a água chegar, com a perfuração do poço artesiano. Hoje, ela planta mandioca, pepino, abóbora. E o marido Adencal da Silva consegue criar tilápias no tanque escavado no quintal. Perto dali, na comunidade do Machado, a plantadeira substitui a enxada. “Agora vamos plantar milho por aqui”, conta Clarice da Silva, presidente da associação que reúne os pequenos produtores do assentamento. “Estamos felizes, porque este ano o plantio vai ser rápido”, comemora.

Com a nova plantadeira, produtores do Machado se animam para o cultivo de milho

Na região da Mineira, a articulação de Botelho junto ao governo estadual resultou na entrega de patrulha mecanizada. “Esse trator ajudou demais, porque com 1 hora de relógio você gradeia 1 hectare. Aí a gente faz o cronograma e todo mundo pode usar”, explica Daniel Pereira, que vive há 15 anos no assentamento. O uso compartilhado dos equipamentos é organizado pela Associação de Pequenos Produtores Rurais da Mineira, que também recebeu caminhonete para ajudar na logística “até a cidade”, conforme a presidente Alessandra de Souza.

Na Mineira, articulação de Botelho junto ao governo garante trator e equipamentos

“Aqui, a satisfação é geral porque o Aguaçú, a Marcolana e toda a Guia foram beneficiados”, conta Alessandra. Nas mãos, ela segura algumas tendas. “Olha o que chegou agora! Botelho conseguiu essas barracas para gente vender nas feiras da cidade”, disse animada. Para o deputado, quando falta infraestrutura básica para os pequenos produtores, a economia do Estado também perde. “No campo, o que o trabalhador quer é um pedacinho de terra e apoio para produzir. É isso que estamos fazendo”, finalizou Botelho, que conta 5.253 proposições em tramitação na Assembleia.

Associações de pequenos produtores recebem caminhonete para ajudar na logística