SERVIçOS & LAZER

Botelho defende levar o projeto ‘Baixada em Festa’ para todos os bairros de Cuiabá

Ação social movimentou o bairro Jardim Florianópolis com serviços de cidadania e shows regionais

Depois de passar pelo bairro Pedra 90, a segunda edição do projeto ‘Baixada em Festa’, que une serviços gratuitos de cidadania e shows regionais, ganhou a aprovação dos moradores no Jardim Florianópolis, com mais de 500 atendimentos realizados na sexta-feira (9). “Achei ótimo e estou pronta para curtir o show”, disse a auxiliar de serviços gerais, Jaqueline Profírio, após ganhar maquiagem no local. Para o presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), deputado Eduardo Botelho, esta ação social precisa ser levada a todos os bairros de Cuiabá.

“O Baixada em Festa é uma iniciativa que tem apoio da ALMT, pois facilita o acesso aos serviços de cidadania, cultura e lazer. Aqui, no Florianópolis como em outras comunidades, fizemos parceria com Assembleia Social para oferecer desde corte de cabelo, até consulta médica. A receptividade da população tem sido muito boa e nos motiva a expandir o projeto”, disse Botelho, minutos antes de subir ao palco e cantar moda antiga, acompanhada pela banda Novo Som.

No Jd. Florianópolis, o ‘Baixada em Festa’ realizou mais de 500 atendimentos gratuitos

Os serviços incluíram consultas médicas, odontológicas, teste de glicose, assessoria jurídica, contábil e fundiária, corte e trança de cabelo, aferição da pressão arterial, manicure, maquiagem, além de pintura artística e pula-pula para as crianças. Guloseimas como pipoca e algodão doce também fizeram parte da festa. Por volta das 18h, o som das bandas Sambaxé, Novo Som e ScortSom, contagiou o público presente, que dançou e vibrou até o último acorde da guitarra.

A moradora do bairro vizinho, o Jardim União, Rosineide de Amorim Silva, 59 anos, quando ficou sabendo do projeto e das atrações artísticas, não perdeu tempo. Deixou os programas de televisão de lado, chamou o marido e “fez tudo que tinha direito: consulta médica, corte de cabelo e teste de glicose”. Rosineide conta que acompanha os trabalhos de Botelho na ALMT. “O deputado tem realizado ações relevantes para sociedade, e esse projeto pertinho da gente, é bom demais. Agora, eu ia estar em casa em frente à TV, mas resolvi vir me cuidar e curtir os shows”, frisa.

Botelho quer ampliar projeto, que une serviços de cidadania e cultura, para todos os bairros de Cuiabá

Para o presidente da Associação de Moradores do Jardim Florianópolis, Rodrigo França, o projeto ‘Baixada em Festa’, atende os anseios sociais, principalmente dos idosos. “Por conta da idade avançada, muitos têm dificuldades na busca pelos serviços públicos. A locomoção é complicada. Então, trazer isso tudo para nosso bairro, facilita demais. Para as crianças, é uma festa”, explica o líder da comunidade.

A energia dos cuiabanos sentida pelos organizadores a cada edição mostra que a proposta “já deu certo”. “É muito gratificante realizar esse projeto e a parceria do deputado Botelho foi fundamental para tirar o sonho do papel”, enfatiza o presidente do Instituto SBX e vocalista da banda Sambaxé, Thiago Ferreira, que coordena o Baixada em Festa em Cuiabá junto com as lideranças das associações de moradores.

Moradores do Jd.Florianópolis agradecendo pelos dias de serviços e shows com três bandas regionais

Parcerias – As atividades são desenvolvidas por meio de incentivos da Assembleia Legislativa (ALMT), governo estadual, Secretaria de Estado Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT), Instituto SBX, banda Sambaxé e conta com apoio institucional do site News MT, Sindicato dos Trabalhadores Rodoviários da Baixada Cuiabana (Sintrobac) e do Instituto dos Rodoviários do Estado de MT (Iromat).

Agenda do Baixada em Festa – Dia 17 de junho, será na praça do CPA II, e em 24 de junho, no bairro Pascoal Ramos.