INOVAÇÃO
WorkIF: Botelho reafirma apoio ao ensino profissionalizante
Deputado participa da abertura do VIII WORKIF, evento da IFMT, que reúne seis mil estudantes inscritos
Empoderar o jovem é criar um futuro poderoso. Então, estamos trabalhando para criar um amanhã melhor para todos. A afirmação foi dada pelo presidente da Assembleia Legislativa (ALMT), deputado Eduardo Botelho, nesta quarta-feira (25), durante a abertura do VIII WorkIF – Inovação Tecnológica e Empreendedorismo para o Desenvolvimento de Mato Grosso, que reúne servidores e estudantes nos projetos geradores de conhecimento, do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), campus Cuiabá.
A palestra de abertura trouxe o tema: O negócio por trás das startups, com João Braga, especialista em Tecnologia da Informação. Para Botelho, que estudou no IFMT, a iniciativa é fundamental para estimular os jovens a empreender.
“Tenho uma relação com IFMT, estudei na Escola Técnica. E, isso transformou minha vida. A inovação é importante, pois todo momento estamos inovando, criando novos equipamentos e produtos. E o estudante precisa estar preparado para o mercado de trabalho”, afirmou o presidente da ALMT.
Bruno Ribeiro, aluno do campus de Tangará da Serra, está animado com a primeira participação no WorkIF, onde vai apresentar experiências de sucesso. Um deles se refere ao Clube Literário e Filosófico, que tem como objetivo fazer com que os alunos intensifiquem o conhecimento sobre obras literárias. “O clube surgiu porque os alunos tinham dificuldade de entender obras literárias, como Dom Casmurro, por exemplo. Já o segundo trabalho, é o jornal oficial do nosso campus, que está a todo vapor”, informou Ribeiro.
Inovação e tecnologia – O diretor de Pesquisa e pós-graduação do IFMT, Irineu Canuto, disse que o evento é uma feira de ensino importante por reunir mais de seis mil inscritos. “Somos 19 campi e realizamos esse evento para divulgar a pesquisa, o ensino e a extensão da instituição. Teremos nos três dias de evento palestras; mesas redondas, apresentações de laboratórios dos campi e muito mais. É um universo riquíssimo de ciência e tecnologia”, destacou.
Outro participante é Rafael Lemes, aluno do IFMT, campus São Vicente, que apresentou o projeto de extensão para atuar nas boas práticas de ordenha. “Apresentamos análises físico-químicas importantes para a garantia da qualidade do leite, alimento tão consumido em nossos lares. Aqui, é uma oportunidade para a troca de experiências”, diz o estudante.
Temas abordados no WorkIF – O evento vai abordar de hoje até dia 27 de outubro temas como: Cooperação Internacional em Inovação; Uso de inteligência artificial para melhorar a segurança; Contribuições da experiência de internacionalização Brasil x Noruega na implantação do Parque Tecnológico de Mato Grosso; o Empreendedorismo na produção de alimentos: casos de sucesso, dentre outros.