DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

Pequenos agricultores convidam Botelho para conhecer comunidade

Acesso a água potável e estradas estão entre as principais reivindicações

Defensor de ações que fomentem a agricultura familiar, o deputado Eduardo Botelho, recebeu em seu gabinete João Querino Filho, presidente da Associação dos Trabalhadores da Agricultura Familiar da Serra das Laranjeiras, de Cuiabá, nesta quinta-feira (23). Botelho foi convidado para visitar a comunidade, que fica nas proximidades do distrito Aguaçu, no próximo dia 1º, para conhecer a produção sustentável desenvolvida pelas 40 famílias que residem no local.

O convite foi feito por intermédio da vereadora por Cuiabá, Michelly Alencar, que acompanhou a visita na ALMT, junto com a secretária da associação Iliete Soutinski. Oportunidade em que apresentaram a Botelho alguns produtos orgânicos: doce de leite, queijo, mel, licor de Jenipapo, abóbora e mandioca.

João Querino destacou a importância do apoio do poder público para melhorar a região. Disse que a dificuldade ao acesso a água potável emperra o aumento da produção. E sugeriu a realização de estudos do solo para verificar as possibilidades da perfuração de poços artesianos ou construção de represa.

“Temos uma nascente e é importante essa análise, para que os estudos nos mostrem se é possível represar a água ou perfurar poços para melhorar as condições da nossa gente, tudo de forma sustentável”, disse o pequeno produtor de mel.

Outra demanda, conforme reforçou a Iliete Soutinski, é a manutenção e pavimentação das estradas. Ela pediu investimentos para a infraestrutura, citou o asfalto que chegou na comunidade vizinha Aguaçu, por meio de uma articulação do deputado Botelho. “Estamos contentes com o asfalto no Aguaçu e defendemos que os 15 quilômetros que nos separam – do Aguaçu à Serra das Laranjeiras – também recebam esse tipo de investimento para facilitar o escoamento da nossa produção”, comentou a secretária, ao destacar a produção que vai do azeite de mamona até a pitaia.

Feliz com o convite, Botelho falou sobre o estímulo à produção de bananas e de café em Mato Grosso. Ele se referiu ao Programa MT Produtivo Café, em que o governo incentiva a expansão da cultura do café, a partir da entrega de mudas e da distribuição de kits de irrigação para agricultores familiares. Também mencionou o grande programa de poços artesianos nas comunidades de grande alcance social.

“Fizemos o convite e vamos apresentar a comunidade para que o deputado conheça o trabalho sustentável desses pequenos agricultores”, destacou a vereadora, acompanhada do assessor Anderson Barbosa Lima.