MEDIDAS EMERGENCIAIS
Botelho diz que governo irá ajudar na reconstrução de Shopping Popular e estuda valor para linha de crédito
Governo anunciou uma linha de crédito e vai debater de quanto será o valor disponível
O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Eduardo Botelho (União), explicou que a reunião com o governador em exercício, Otaviano Pivetta (Republicanos), e demais parlamentares, federais e estaduais, terminou com um saldo positivo de duas medidas emergenciais, no encontro realizado na manhã desta segunda-feira (15), e deixou a ALMT à disposição. Uma delas é a garantia da ajuda do governo para a reconstrução do prédio do Shopping Popular, assim como uma linha de crédito para que os comerciantes possam recuperar seus estoques e voltem a vender.
“A reunião criou dois caminhos. Um deles é a reinstalação, para que eles possam trabalhar imediatamente. Agora discutir como podemos ajudar, oferecendo tendas, e uma linha de crédito para repor os produtos, e a segunda fase é a reconstrução”, afirmou Botelho.
De acordo com o presidente, o governo anunciou uma linha de crédito e vai debater de quanto será o valor disponível. Pivetta declarou que a ideia é que esse crédito seja efetuado sem juros ou com juros zero.
Além disso, o secretário-chefe da Casa Civil, Fabio Garcia, irá coordenar um grupo de trabalho para achar uma forma de investir dinheiro para reconstruir o prédio. “Agora é um trabalho em conjunto para saber como faremos isso. A instalação provisória é prioridade, para colocar novamente eles para trabalharem”, afirmou, deixando claro que a Assembleia está pronta para atender as demandas a qualquer hora.
Pivetta destacou ainda que os valores dos recursos que serão disponibilizados devem ser anunciados até amanhã, após receber o levantamento do prejuízo pela Associação do Shopping Popular.
Misael Galvão, presidente da Associação, já adiantou que os comerciantes optaram por se manter dentro do complexo Dom Aquino, que já é administrado pela entidade.
Botelho, desde o início da tragédia, defendeu a união da classe política para ajudar na reconstrução do Shopping Popular, que faz parte da história da cidade de Cuiabá.