PAVIMENTAçãO
Botelho e Mauro juntos pelo fim da poeira e buracos nos bairros de Cuiabá
Novo Horizonte, Planalto e Campo Verde, foram vistoriadas pelo governador, equipes da Sinfra-MT e do Botelho, principal articulador para o asfalto chegar em 8 bairros de Cuiabá
O agente de saúde Alan Dias, morador do bairro Jardim Novo Horizonte, e Lucas Matos de Moraes, presidente do bairro Planalto, possuem algo em comum: 31 anos de idade. Ambos nasceram em locais diferentes, mas cresceram ansiosos por drenagem de águas fluviais e asfalto. Da infância à vida adulta, viveram todos esses anos em meio a muita poeira, lama, buracos e falta da rede de esgoto. Um retrato, que para eles, vai ficar no passado. Nesta segunda-feira (29/5), o governador Mauro Mendes, acompanhado das equipes da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra-MT) e do deputado Eduardo Botelho, presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) vistoriaram as obras de pavimentação asfáltica, que avançam nas comunidades de Alan, Lucas e também de Campo Verde da Esperança, em Cuiabá. Além desses, mais cinco bairros vão receber a tão sonhada pavimentação asfáltica.
O objetivo da fiscalização é atestar, in loco, o andamento e a qualidade dos trabalhos executados pelas empresas licitadas em 2022. Licenciado da ALMT, Botelho não pode estar presente, mas garantiu que seus representantes acompanhassem as ações. O presidente da ALMT foi responsável pelo diálogo com o governo estadual, que permitiu investimentos na ordem de R$ 42 milhões para oito bairros da capital. “A visita de Botelho até nosso bairro foi muito importante para ajudar isso tudo acontecer. Agora, vamos morar num bairro sem lama e sem poeira. Asfalto é sinônimo de saúde pública”, agradece a aposentada Antônia Fernandes, 67 anos, que mora há 38 anos no Novo Horizonte.
“Entregar as obras dentro do prazo”, é um compromisso reafirmado pelo governo estadual. “Espero que as empreiteiras performem bem nesse período de seca, tempo de fazer obras dessa natureza, para que rapidamente o benefício chegue a todos os moradores”, disse Mauro Mendes. Tais melhorias serão compartilhadas por mais de 15 mil residentes dos três bairros vistoriados, segundo o ex-deputado estadual João Antônio Cuiabano Malheiros, que representou Botelho durante a inspeção. “Conhecer os problemas crônicos da capital e ter diplomacia para encontrar soluções, não é tarefa fácil. Mas precisamos reconhecer que Botelho tem feito isso com maestria. Vimos o resultado dessa articulação aqui hoje”, reconhece Malheiros.
Pertinho dali, no bairro Planalto, a felicidade estampada no rosto da aposentada Terezinha Pereira Neves, 68 anos e da neta Karoline Neves, 20 anos, era contagiante. “Vivi mais de 40 anos com poeira para todo lado. Agora, vou ser beneficiada em dobro, pois as duas ruas que fazem divisa com minha casa (frente e atrás) serão asfaltadas. É muita alegria”. O presidente do bairro Planalto, Lucas Matos de Moraes, ressalta que 100% das ruas serão pavimentadas, somando um total de 21.785,12 m², a maior área de investimentos dos três bairros visitados pelo Executivo Estadual.
Quem vê as duas gerações comemorando juntas a mesma conquista, conforme o ex-deputado estadual João Batista, não imagina o quanto um parlamentar deve ser dedicado para conseguir concretizar sonhos como os da dona Terezinha. “Botelho tem sido incansável nesse trabalho. Ele pega um projeto e primeiro estuda, depois vai até o governador e explica a necessidade de fazer a obra. Faz toda interlocução com os parceiros. É um grande representante dos cuiabanos”, avalia.
O secretário da Sinfra-MT, Marcelo Oliveira, explica que as obras começaram “em meados de abril”, e a fase atual é uma etapa fundamental: drenagem de águas fluviais. “Se não fazer isso, vai ter uma rua deteriorada lá na frente. Aqui, estamos fazendo um trabalho definitivo”, disse. Prazos estimados para entrega do asfalto também foram divulgados por Oliveira: Novo Horizonte ( 180 dias), Planalto (300 dias) e Campo Verde da Esperança (150 dias). Ao todo, são 38 ruas contempladas pelo Estado.
A valorização dos imóveis é outra boa notícia que vem junto com o asfalto dos oito bairros: Novo Tempo, Novo Milênio, Campo Verde da Esperança, Jardim Aroeira, Novo Horizonte, Tancredo Neves, Planalto e Alto Boa Vista. Obras executadas com recursos estaduais.
Confira 38 ruas que vão ser asfaltadas em 3 bairros de Cuiabá:
Bairro Novo Horizonte
- Rua Andradina
- Travessa Petrópolis
- Rua Vilhena
- Rua P
- Rua Curitiba
- Rua Pindorama
- Rua 01
- Rua 03
- Rua Brasília
- Rua Minas Gerais
Bairro Planalto
- Rua dos Penitentes
- Rua da Providência
- Rua Besouro
- Rua Guaíra
- Travessa Araras
- Rua Canto Galo
- Rua Parimã
- Rua S/D
- Rua D
- Rua 7 Marias
- Rua A- T1
- Rua A-T2
- Rua Paranaguá
- Rua T
- Rua B
- Travessa Canta Galo
- Rua C
- Avenida A
- Avenida Marginal
Bairro Campo Verde da Esperança
- Rua D
- Beco Ananias
- Rua da Saudade
- Rua I / Rua da Saudade
- Rua Ciríaco Cândia
- Rua da Felicidade
- Rua 06
- Rua Severino B. de Almeida
- Rua Dr. Antônio Epaminondas