CIDADANIA

‘Baixada em Festa’ registra mais de 300 atendimentos no CPA II

O projeto que leva ações de cidadania aos bairros de Cuiabá tem apoio de Botelho. Num único lugar e de maneira gratuita, a população conta com vários tipos de serviços

Mais de 300 atendimentos de cidadania foram realizados na 4ª edição do projeto ‘Baixada em Festa’, realizada no sábado (8), no bairro CPA II, em Cuiabá. O presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), deputado Eduardo Botelho (União Brasil), explica que o número de serviços oferecidos aumentou a cada edição. Na região do CPA, por exemplo, a população contou com duas parcerias inéditas: cabide solidário e fisioterapia.

Para Botelho, o balanço das atividades e atendimentos realizados no ‘Baixada em Festa’ até agora é positivo

A equipe organizadora do evento, segundo o deputado Botelho, reuniu o maior número de ações de cidadania nos quatro bairros atendidos (Pedra 90, Jardim Florianópolis, Pascoal Ramos e CPA II). “Fizemos uma proposta que segue formato itinerante para atender de graça e sem burocracia o maior número de famílias dos bairros e arredores. O balanço geral desta primeira etapa é bem positivo”, afirma.

Na praça do bairro CPA II, os stands atraíram os moradores para as práticas pedagógicas, pintura artística, consultas médicas, odontológicas, teste de glicose, assessoria jurídica, contábil e fundiária, penteados, aferição da pressão arterial, manicure, maquiagem, design de sobrancelha, consultas sobre o título de eleitor e agendamentos da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN), que substitui o Registro Geral (RG).

‘Baixada em Festa’ contempla 4 bairros de Cuiabá: Pedra 90, Jardim Florianópolis, Pascoal Ramos e CPA II

Jovens e adultos com dores musculares ou limitações também foram assistidos pela fisioterapeuta da ALMT, Elaine Oliveira. Ela aplicou ventosa terapia e bandagem para melhorar a circulação sanguínea em determinadas áreas do corpo. Fez ainda orientações posturais e sobre a forma correta para dormir. “É um atendimento rápido, por isso, focamos mais na inibição de dores e no relaxamento muscular. Uma experiência muito boa, fizemos vários atendimentos no local”, disse a voluntária do projeto. 

Fisioterapeuta Elaine Oliveira atendeu moradores do CPA II com dores musculares. Aplicou ventosa e bandagem

Os parceiros do ‘Baixada em Festa’:  ALMT, governo de MT, Secretaria de Estado Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT), Instituto SBX, banda Sambaxé, site News MT, site Vip MT News, Sindicato dos Trabalhadores Rodoviários da Baixada Cuiabana (Sintrobac) e do Instituto dos Rodoviários do Estado de MT (Iromat). O evento encerra com shows regionais. Já se apresentaram no projeto, Sambaxé, Novo Som, ScortSom, Lambadão dos Federais, Aprontaê, entre outros.