AGORA É LEI!
Lei de Botelho institui Festival de Música no calendário oficial de MT
Lei 12.397 foi publicada no Diário Oficial dia 10 de janeiro de 2024
Mato Grosso deu um passo importante à valorização cultural, com a edição da Lei 12.397/24, que inclui no Calendário de Eventos Oficiais, o Festival de Música, de autoria do deputado Eduardo Botelho, presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso – ALMT.
De acordo com Botelho, objetivo é estimular ações e atividades educativas de promoção e divulgação da música e seus benefícios elevando a arte cultural da música, do canto e da dança. Inclui, ainda, o aprimoramento da arte por meio de debates, conferências, seminários, palestras, projeções, concursos, exposições e apresentações.
“A ideia é estimular grupos, escolas e a população ao aprimoramento da arte, da cultura, mostrando o grande potencial cultural de Mato Grosso na semana que comemoramos o Dia da Música”, afirma Botelho.
Essas ações deverão contar com a força-tarefa dos Poderes Executivo e Legislativo, através da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer e secretariais municipais de Cultura.
A nova lei determina que o Festival de Música seja realizado, anualmente, em 22 de novembro, Dia do Músico e de Santa Cecília, padroeira dos músicos.
“Essa iniciativa é excelente, pois não tem nada tão grandioso no dia do músico e de Santa Cecília, nossa padroeira. É um dia que precisa ser comemorado, com um grande festival mostrando a nossa cultura, nossa arte e novos talentos que, em sua maioria, não aparece. Essa lei é muito importante para mostrar o trabalho e o potencial de Mato Grosso em todos os ritmos, o regional como o rasqueado, bem como o folclore, a MPB, dentre outros”, afirmou o cantor Roberto Lucialdo.