HOMENAGEM
Botelho entrega título de Cidadão Mato-grossense ao Cardeal Ángel Artime
Entrega foi feita durante a celebração da Santa Missa, na Paróquia São Gonçalo, no bairro do Porto, em Cuiabá
O Cardeal e Reitor-Mor da Missão Salesiana, Ángel Fernandez Artime, é o mais novo Cidadão Mato-grossense. Título recebido, na noite desta quinta-feira (14), das mãos do deputado Eduardo Botelho, presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso – ALMT, durante a Santa Missa, na Paróquia São Gonçalo do Porto, em Cuiabá.
O cardeal cumpriu agenda no Centro-Oeste brasileiro nesta semana, participando de diversas ações alusivas aos 130 anos da Missão Salesiana em Mato Grosso. Dom Ángel Fernández Artime é cardeal ordenado pelo Papa Francisco e é o 10º sucessor de Dom Bosco. Ele é espanhol e assume suas novas atribuições, em Roma, a partir do meio do ano.
Emocionado, Dom Ángel agradeceu a homenagem feita por Botelho e pela primeira-dama da ALMT, Sônia Meira Botelho. Momento em que Botelho reforçou a importância do reconhecimento ao importante trabalho da Igreja.
“Entregamos este título de Cidadão Mato-grossense, em nome da Assembleia Legislativa e do povo de Mato Grosso, é o reconhecimento à Igreja Católica, pelo trabalho que tem feito à sociedade trazendo as pessoas para dentro da fé Cristã”, destacou Botelho, ao agradecer o cardeal pela presença em Cuiabá”, disse Botelho.
TRAJETÓRIA – O Cardeal Ángel Fernández Artime, reitor-mor dos Salesianos, nasceu em 21 de agosto de 1960, em Gozón-Luanco (Astúrias), Espanha. Foi ordenado sacerdote em 4 de julho de 1987, em León.
Formado em Licenciatura em Teologia Pastoral e Licenciatura em Filosofia e Pedagogia. Fez parte da comissão técnica que preparou o 26º Capítulo Geral. Em 2009, foi escolhido como Provincial da Província Argentina Sul, com sede em Buenos Aires.
Em 2013 foi nomeado Superior da nova Inspetoria da Espanha Mediterrânea, dedicada a “Maria Auxiliadora”. Em 2014, foi eleito pelo 27º Capítulo Geral como o novo Reitor-Mor da Congregação Salesiana e X Sucessor de Dom Bosco. Em 2020, foi confirmado Reitor-Mor dos Salesianos, 2020-2026. Foi ordenado cardeal pelo Papa Francisco, no Consistório, em 2023.